Imerys faz exercício simulado para reforçar segurança em suas operações portuárias

Mineradora recebe mensalmente de quatro a cinco navios em suas instalações

Por Conexão Mineral 21/12/2018 - 12:52 hs
Foto: Imerys
Imerys faz exercício simulado para reforçar segurança em suas operações portuárias
Porto privado da Imerys na Vila do Conde, em Barcarena (PA)

Detentora da maior planta de beneficiamento de caulim do mundo, a Imerys recebe mensalmente em seu porto privado, na Vila do Conde em Barcarena, de quatro a cinco navios de médio e grande porte. O maior deles, o Bárbara, tem a capacidade para carregar 35.200 mil toneladas de produto. Em operações dessa magnitude, segurança é uma prioridade para a mineradora, que realizou este mês, um exercício simulado no píer de navios para aprimorar as ações de resposta a emergências em acidentes ambientais envolvendo as embarcações. O simulado tem como objetivo, também, atender às legislações ambientais (Conama 306) e ao código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code).

Durante o exercício simulado, a Brigada de Emergência, com a participação das equipes de EHS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), Operação, Bacia, Mineroduto e Suprimentos, realizou todas as etapas previamente planejadas junto com a Bravante, empresa de apoio a emergências em acidentes portuários contratada pela Imerys, para atuação em possíveis acidentes deste tipo. Todas as ações tiveram resultados amplamente satisfatórios e o tempo de resposta foi de 10 minutos. Durante o exercício foram utilizados todos os recursos da Brigada de Emergências disponíveis para este tipo de evento: barcos, boias de contenção, bombas recolhedoras de produtos químicos, barreiras flutuantes, entre outros.

Mário Santarém, coordenador da Brigada de Emergência da Imerys, ressalta que ações como essa contribuem para a prevenção de acidentes ambientais, mostrando a preocupação da Imerys neste aspecto. “Nosso desejo é que nunca ocorram acidentes. Nós trabalhamos incansavelmente para assegurar a eficiência dos nossos procedimentos e a confiabilidade das nossas instalações, porém, se surgir alguma emergência, nós estaremos preparados para atuar de forma imediata e eficaz”, garante Santarém.